sexta-feira, 14 de outubro de 2016

' POR QUE É MAIS FORTE QUEM SABE MENTIR? '



Aprendi que não se deve classificar as mentiras em níveis. No fundo, é tudo mentira. Ainda assim, existem aquelas que são perdoáveis, entendem-se e são vistas como besteiras compreensíveis. Do outro lado, encontramos aquelas capazes de destruir vidas, atrapalhar destinos e causar mau a quem as ouve e até a quem as guarda.

Mentir, no geral, é a pior das agressões a quem lhe entrega confiança. E não importa muito se você disse que ia a um lugar, foi a outro e não atendeu o telefone quando alguém ligou. Inventou uma desculpa, bolou uma mentira para se safar. Ainda que você não estivesse fazendo nada de demais, a mentirinha, se descoberta, pode ter consequências terríveis.

Porque não vai adiantar você argumentar. Mentira é mentira.

Vou deixar de fora o mérito de mentir para si mesmo aqui nessa análise. Acho que uma vida feliz passa, sobretudo, pela sinceridade que nós temos com os nossos sentimentos. Quando uma pessoa se porta dessa maneira, ela dá um passo para ser de verdade. Ela passa confiança, ela é confiável. Ela não diz uma coisa e faz outra. Ela não promete e não cumpre.

Aliás, ela não precisa prometer nada.

Acredito que estejamos nessa vida para evoluir. Aprender com os próprios erros é a melhor forma de entender que tudo que se faz tem uma consequência. Até a mentira mais boba e inocente. Agimos assim, às vezes, por não acreditarmos que a outra pessoa pode ser compreensiva. Outras, nos enrolamos com qualquer história inventada que nós mesmos começamos.Não é fácil elaborar exemplos.

Na dúvida, apostar na verdade é sempre o melhor passo. Ainda que ela machuque e estremeça a confiança, você vai poder contar com o fato de que foi verdadeiro. Pode ser um atenuante. Já a mentira, por menor que seja, sempre é culpada. Sempre é levada em flagrante. Não machuca, mata.


Por. Gustavo Lacombe





Nenhum comentário:

Postar um comentário